A História da Automação Industrial Parte 1

A automação existe desde a pré-história, com a invenção da roda para transportar materiais otimizando o esforço humano, mas começou a despertar interese com o início da era industrial no século 18, com o início das linhas de montagem idealizadas por Henry Ford a automação industrial foi alavancada e, desde então, não pára de evoluir.

Notou-se a necessidade de fazer algo para que fosse aumentada a produtividade das indústrias, iniciando-se assim o desenvolvimento de máquinas para executar as tarefas com maior precisão, rapidez e qualidade.

Podemos citar como alguns dos primeiros sistemas de automação a criação dos cartões perfurados no final do século 19 por Herman Hollerith, sua invenção reduziu cerca de 20 vezes o tempo para conclusão de algumas tarefas para o Censo dos EUA.

Com o avanço da microeletrônica puderam ser criados os Controladores Lógicos Programáveis (CLP’s), que começaram a surgir na década de 60.

continua…

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

AddThis Social Bookmark Button

One Response para “A História da Automação Industrial Parte 1”

  1. Olá

    Muito interessante o artigo e sendo assim, gostaria de compartilhar minhas informações neste blog.

    Criei um disco virtual o qual atualizo mensalmente com informações pertinentes e instrumentação, rede de controle e material de auxílio na especificação de sistemas e chão de fábrica.

    Acessem o site e confiram:

    http://www.4shared.com/dir/9827132/4620de3c/sharing.html

    Um abraço a todos e boa semana

Leave a Reply



BlogBlogs.Com.Br